top of page

Homeschooling como modo de vida


Meu nome é Victor Hugo Duque tenho 19 anos. Sou de Timóteo, Minas Gerais, mas atualmente moro em São Paulo capital. Quando tinha 15 anos e acabado de formar no Ensino Fundamental, sentia uma grande agonia durante meus estudos. Para mim estudar já não era algo prazeroso e os métodos aos quais eram colocados na escola onde eu estudava, na minha concepção, não me permitiam desenvolver o máximo da minha capacidade. Após ter ido a um retiro e conhecido jovens que já faziam o Homeschooling, foi como uma porta que se abriu para mim no momento correto. Já cheio de expectativas de estudar em casa, conversei com meus pais que, sabendo do meu histórico de dedicação aos estudos, me deram um voto de confiança e permitiram que assim o fizesse.

Foi dessa maneira que começou a minha caminhada no estudo em casa, e logo no primeiro ano o meu objetivo era alcançar metas acima da média. Montei uma grade de estudos que focava principalmente nas áreas das ciências exatas e humanas, que eram o meu foco. Na minha concepção de estudo, existem certos tópicos que não precisam ser tão aprofundados da maneira que é feita na escola. Existem matérias em que você deve se tornar o melhor, mas existem outras em que apenas o conhecimento geral e suas consequências no mundo são necessárias para sua formação acadêmica, visto que muito do que se aprende na escola logo na faculdade se é esquecido. O primeiro resultado obtido foi que no meu primeiro ano do homeschooling tirei uma nota suficiente para me formar pelo ENEM, entretanto devido à idade não o pude concluir. No segundo ano, pude aprender ainda mais das minhas capacidades e limitações visto que quando se é autodidata o processo de montagem de grade e de estudo se torna uma constante observância e aprendizado do seu próprio eu. No final do segundo ano passei na UNESPAR em Ciências Biológicas e também em Relações Internacionais pela PUC-Minas. No terceiro ano, devido a mudanças no sistema do ENEM não pude participar do SISU do primeiro semestre, mesmo que pelas minhas notas tinha a possibilidade de passar em Direito pela UFMG, mas devido à não ter completado 18 anos até o dia da prova fui privado de participar do processo seletivo. Me formei pela prova do estado de Minas Gerais, com a Banca Permanente de Avaliação do CESEC. Esperei até o SISU do meio do ano e, devido a um desejo antigo de prestar a Fundação Getulio Vargas-FGV, estudei para o vestibular dessa faculdade. Os resultados do meio do ano foram muito positivos e fui aprovado em Direito pela UFJF e em Administração Pública pela FGV-EAESP, na qual estou cursando atualmente.

O Homeschooling para mim foi muito mais do que um modelo diferenciado de estudos, foi um portal para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. E, principalmente, por ter sido autodidata, aprendi muito a ter frieza na montagem de grade e horários e a desenvolver uma disciplina nos estudos com fim de cumprir as minhas responsabilidades. Tudo o que tenho conquistado nos últimos tempos tenho que agradecer, primeiramente, a Deus que me possibilitou a abertura dessa porta e também agradecer em muito aos meus pais, que sempre me apoiaram nessa caminhada me dando constantemente sua confiança e fé em algo que, naquele momento, poderia ser considerado como loucura e uma atitude irresponsável.

Agora na faculdade, percebo que o Homeschooling não é um sistema de estudos, assim como é o sistema regular de ensino, na verdade Homeschooling para mim é um modo de vida, em que percebo que na verdade aprendemos não quando estamos numa sala de aula, onde adquirimos experiência e diretrizes, mas quando sentamos na cadeira e nos debruçamos sobre livros e exercicios. Esta é a essência do aprendizado.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page