top of page

Autodidatismo, Princípios, e Família.


Meu nome é Klaus e atualmente tenho 19 anos, sou brasileiro.

Gostaria de compartilhar com vocês um pouco das minhas experiências com o Ensino Domiciliar.

Tudo começou há alguns anos atrás, sendo mais específico em 2011, depois de ouvirmos muito a respeito desta forma de ensino e buscarmos ricas informações com alguns amigos e outros conhecidos que já praticavam o ensino domiciliar. A princípio, um pouco apreensivos, meus pais e nós como família, decidimos juntos qual decisão tomaríamos.

Após alguns meses, meus pais, como autoridades sobre nossas vidas, baseados em nossos princípios Cristãos, decidiram nos tirar da escola.

No início desta nova etapa as coisas não foram fáceis, como eu era acostumado a receber informações “prontas” na escola, passei um pouco de dificuldade para aprender a buscar meu próprio conhecimento, um termo muito conhecido que caracteriza isto é ser autodidata. Ainda não me considero um verdadeiro autodidata, pois algumas vezes preciso da ajuda de pessoas que dominam melhor determinados assuntos, mas posso dizer que em relação ao que era antes desenvolvi muito este aspecto em minha vida.

Quando deixei de frequentar a escola estava no 1º ano do Ensino Médio. Não tenho muito a reclamar da escola, a não ser o fato de que muitas vezes os outros alunos da sala de aula e a falta de presença e firmeza de alguns professores impediam que as aulas se “desenrolassem“ de forma saudável ou interessante, e que o ambiente das salas de aula foram se tornando cada vez mais deturpados e promíscuos. Em casa, nos primeiros meses, precisei me organizar com ajuda de meus pais é claro. Criamos alguns horários a serem seguidos, matérias a serem vistas e até currículos de ensino para que eu pudesse ter uma clareza maior sobre o que seria necessário aprender.

Durante todo esse tempo, decidi fazer algo com o intuito de me profissionalizar e aprimorar meus conhecimentos em áreas específicas. Participei de uma seleção para fazer um curso de processos administrativos no SENAI em 2013, me matriculei, estudei alguns meses dedicados a essa área, durante este período tive a oportunidade de trabalhar em uma empresa como Aprendiz.

Depois de uns bons anos de dedicação e empenho, onde vivi dias mais fáceis pra se estudar e dias mais difíceis, consegui concluir o Ensino Médio pelo CESEC. CESEC é um programa do governo que coopera para a conclusão de etapas escolares, uma espécie de supletivo. Poderia ter concluído meu Ensino Médio pelo ENEM, mas, apesar de ao longo desses anos ter feito o Exame várias vezes e com boas notas, por causa da idade, preferi concluir pelo CESEC. Não deixei de testar meus conhecimentos, como disse anteriormente, fiz algumas provas para avaliar meu aprendizado.

O que posso concluir de toda essa experiência é que realmente o Homeschool valeu à pena! Não só pelo fato de desenvolver meu lado intelctual, mas por ter tido uma grande oportunidade de desenvolver minha amizade com Deus. Foram anos de renovo e dedicação aos estudos e ao Senhor. Hoje eu colho, com grande certeza, bons frutos desse tempo. Continuo trabalhando na mesma empresa, (atualmente sou Analista Administrativo), e pretendo dar continuidade aos estudos em um curso superior.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page