top of page

O Homeschool propõe desafios.


*english translation at the end of the post.

Meu nome é Guilherme tenho 15 anos, moro em Brasília e pratico home school há 6 anos.

Sai da escola em 2010, eu ainda morava em Belo Horizonte. Quando meus pais me apresentaram esse novo estilo de aprendizado, e eu percebi que eles queriam aplicar comigo e minha irmã, eu fiquei muito contente com a decisão, porque tinha alguns amigos que faziam, e eu particularmente achava isso muito interessante.

Então quando eu sai da escola não foi algo tão difícil como pode ser para muitos. Eu até gostava de alguns dos meus colegas e tinha bons amigos. Os professores eram regulares em sua maioria e tinham um bom jeito de ensinar. Porém, eu não tinha tanta ambição na escola. Sempre fui bom aluno, e tirava as melhores notas, mas nunca era desafiado realmente não que fosse culpa da escola até porque escolas tem um currículo a seguir e um método de ensino bastante inflexível e exaustivo. Portanto não me apresentava um jeito mais ''fácil'' de aprender. Era sempre as mesmas coisas repetitivas, e por mais que repetíssemos os assuntos, raramente fixávamos algum conteúdo, e tudo se resumia apenas em conseguir uma nota boa o suficiente para passarmos em uma avaliação que no final das contas não nos levariam muito adiante.

Mas depois que eu comecei a estudar em casa tudo isso mudou.

Hoje posso estudar no meu ritmo tudo o que eu quero, sem ficar tão preso a currículos.

Uma coisa que acontecia na escola e que eu não conseguia perceber, era meu péssimo desempenho em literatura e em gramática. Eu tinha uma caligrafia ruim, não sabia empregar as palavras direito e não usava pontuação ou acentuação. Porém depois que eu virei um Homeschooler eu desenvolvi gosto por leitura (algo que pra mim era chato), e hoje eu gosto de ler vários livros de diversos assuntos.

Atualmente como já relatei estou morando em Brasília, em Julho deste ano pretendo fazer a prova do CESEC, para obter minha conclusão do ensino fundamental e poder começar a estudar as matérias do ensino médio, e quem sabe daqui há pouco tempo também irei conseguir uma vaga na universidade, onde pretendo cursar engenharia mecânica.

 

My name is Guilherme I'm 15 years old, I live in Brasilia, and I am homeschooled for 6 years.

I got out of School in 2010, I was still living in Belo Horizonte.

When my parents showed me this new method, and I realized that they wanted to apply it to me and my sister, I was very pleased with the decision, because I had some friends who were homeschooled, and I particularly found it very interesting.

So when I left school was not something as difficult as it may be for many teenagers. I even liked some of my colleagues and had good friends. The teachers were mostly regularly good, and the school method was nice. But, I was not so ambitious in school. I've always been a good student, with good grades, but was never really challenged. It was not the school's fault, even because Brazilian's schools have a curriculum to follow, and a inflexible teaching method. So I was used to the regular method, the regular way to learn, this is not challenger. It was always the same repetitive things, and at the end the goal was enver learning but always trying to just have a good score, only enough to a nice grade on a assessment, that ultimately did not take us very far.

But after I started studying at home all changed. Today I can study at my own pace, without being focus necessarily on a school curriculum.

Something that happened at school and I could not realize at the time, was my bad performance in literature and grammar. I had a bad handwriting, did not use the right words and did not use punctuation, I did not care. But after I started with home education, I developed my reading skills (something that for me was boring), and today I enjoy reading several books of various subjects, and even my grammar, and my handwriting is getting better.

At the present time, I am living in Brasilia, Brazil's capital, in July I intend to do a test get my degree of elementary school, and can start to study the high school subjects, and eventually, I plan to attend mechanical engineering in university.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page