top of page

O aprendizado não é somente fruto do estudo, mas sim, primeiramente do desejo de tê-lo.


Ouvi falar do Homeschool através de meus pais, que conheceram amigos de outra localidade, que o faziam com seus 2 filhos.

A mais velha tinha recentemente alcançado excelentes resultados em vestibulares que fizera.

A notícia veio em boa hora, eu tinha 15 anos, estava concluindo o 1 ano do ensino médio, e era mais uma estudante pressionada a absorver diversos conteúdos, em tão pouco tempo. Com tantos trabalhos, seminários e responsabilidades isso se tornava impossível, além do gosto de aprender que a cada dia se diluía.

Foi nesse período em que estudamos todas as possibilidades do Homeschool, e só no ano seguinte minha rotina mudou definitivamente quando comecei meus estudos em casa. No processo inicial já deu para perceber a maior dádiva que me passava despercebida na escola, o estudo era meu grande aliado na vida, e não uma obrigação enfastiosa pela qual todas as pessoas precisam passar. ]

Quando descobri isso, despontei; minhas horas de estudo, agora, faziam todo sentido, e cada descoberta para mim já era uma vitória.

A pressão de passar no vestibular, logo se tornou em desafio e não peso.

Foi assim que peguei o ritmo durante todo o ano, e no fim desse, com 16 anos, fiz meu primeiro ENEM (exame nacional do ensino médio), com objetivo de obter o certificado de conclusão do ensino médio. Resultado: alcancei boas notas e todos os requisitos necessários para obtê-lo, mas por ser menor de idade não o pude ter.

É frustrante como as leis brasileiras encara essa situação. Não deveria ser meu conhecimento, o requisito principal, de aprovação?

Mas não funciona assim no Brasil.

Enfim, eu e minha família decidimos esperar que eu completasse a maior idade, para fazer novamente o exame. E foi assim que, com 18 anos fiz o ENEM outra vez, passei novamente!

Fiz vestibular para UFRR (Universidade Federal de Roraima), para o curso de "relações internacionais" e também neste, fui aprovada.

Logo, é fato que aprender a ver os estudos de uma maneira nova e melhor, com a proposta do homeschooling, teve grande porcentagem de valor nesses resultados, tudo se aprende quando se há vontade! Hoje tenho 19 anos, sei outro idioma (inglês) no qual, atualmente leciono, e me dedico a transmitir a importância de buscar o conhecimento.

Os maiores ensinos que aprendi durante todo esse tempo de estudos em casa, foi que o processo de aprender não se limita ao que te ensinam, e sim, principalmente, ao que você busca.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page